Prefeito Mário Filho combate o coronavírus

Aqui nesta página serão apresentadas as ações, medidas e providências que tiverem sido ou vierem a ser tomadas pelo prefeito Mário Filho, no sentido de defender a saúde de Marituba, no percurso da sua luta diária para vencer o coronavírus, e eliminar de uma vez por todas com esta indesejável praga chamada COVID-19, pois os moradores de MARITUBA sabem que podem contar com os cuidados preventivos do prefeito que diz que faz, e mostra que fez: MÁRIO FILHO.

A história da passagem do coronavírus por MARITUBA está sendo escrita aqui, esta pagina mostrará com pinceladas ligeiras o que foi a pandemia do coronavírus para MARITUBA.

O prefeito que está sempre intencionado a oferecer o melhor para Marituba

O prefeito Mário Filho demonstrou por repetidas vezes o cuidado e preocupação em tomar providências que beneficiaram de uma forma ou de outra, os servidores municipais, e ao mesmo tempo efetuando o combate incansável contra a pandemia do Coronavírus, momento este de grande periculosidade diante de aglomerações de pessoas nas filas para adentrarem nos bancos, e ou terem acesso aos caixas 24 horas.

A decisão preventiva (decreto assinado pelo prefeito Mário Filho, determinou algumas medidas, entre elas a antecipação do pagamento dos servidores municipais, que seriam avisados por intermédio das redes sociais da prefeitura municipal de Marituba), voltada para garantir aos trabalhadores do município maior segurança diante do Coronavírus e maior conforto na hora do recebimento dos seus merecidos salários. Ultimamente todos os meses os pagamentos se iniciaram por volta do dia 26 do mês em questão, com isso, os funcionários passaram a receber adiantado, e este comportamento de tamanha responsabilidade com os munícipes aqui em Marituba é novidade, nas gestões anteriores os pagamentos iniciavam a partir do dia 05 do próximo mês.

Respiradores e Cápsulas doadas para as unidades de saúde de Marituba

Em 20 de maio chegaram dois respiradores portáteis, para a PREFEITURA DE MARITUBA, e o prefeito MÁRIO FILHO fez questão de estar presente no Hospital de Urgência e Emergência no momento das instalações das CÁPSULAS VANESSA, que após instaladas foram de grande importância para a recuperação dos pacientes acometidos pela covid-19, inclusive para os da UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS, unidade esta que recebeu os equipamentos alguns dias depois.

O funcionamento dos ventiladores diminuiu o tempo de internação que eram entre 15 a 20 dias, e com o equipamento os pacientes passaram a ficar internados apenas 4 a 5 dias.

A Prefeitura de Marituba recebeu dez cápsulas que foram doadas pelo Instituto Transire, da cidade de Manaus, e o prefeito imediatamente providenciou que fosse produzido mais dez cápsulas que foram usadas em pacientes internados nas unidades de saúde de Marituba.

No transcorrer do evento da instalação dos equipamentos, o prefeito disse:

― Estamos aqui no hospital Urgência e Emergência, neste momento colocando a primeira cápsula em operação, nós ganhamos 10 CAPSULAS  do instituto Transire, e o município de Marituba com o projeto que nos foi enviado pelo instituto começou a fabricar suas próprias capsulas, das 10 capsulas que nós estamos fabricando 5 estão prontas fabricação do município de Marituba, por este motivo agradecemos a todos pelos novos resultados positivos que estamos apresentando no nosso departamento de saúde ... ...

Prefeito Mário Filho, adaptou um novo anexo junto ao HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA para atender pessoas com sintomas de outras doenças não relacionadas com o coronavírus

As notícias relacionadas com os acontecimentos atuais envolvendo o coronavírus tem deixado um considerável percentual da população brasileira, completamente estarrecida no que diz respeito, aos procedimentos dos hospitais públicos quando deixam escancarado para que todos possam ver, ouvir, presenciar e ficar sabendo com riqueza de detalhes, que eles, os hospitais públicos relaxaram, deixaram de lado agem como se no Brasil, as outras doenças tivessem entrado em extinção ou que só é considerado doente os portadores dos sintomas do covid-19.

No meio de tanta desfaçatez, perguntas sem respostas e ausência de medidas que ao menos apontassem na direção de providências para que os doentes acometidos das doenças antigas voltassem a serem atendidos na rede hospitalar, para que eles, os doentes tivessem o acalento de se sentirem gente novamente.

Eis que de repente surge do alto da sua sabedoria, da sua visão humanitária, o prefeito Mário Filho, preocupado e reconhecendo que a população de MARITUBA necessitava como antigamente ser atendida na rede hospitalar para tratar das suas doenças diversificadas, ele sentiu dentro dele mesmo, que o povo de MARITUBA estava sofrendo por falta de um sentimento humanitário da parte das gestões Federal, Estadual e Municipal, pois as três gestões estão envolvidas com o coronavírus até o pescoço.

Na terça-feira 05/05 o prefeito Mário Filho, em uma visita com a intenção de vistoriar, visita essa, fora de agenda verificou pessoalmente as obras de reforma e adaptação do HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE MARITUBA, aproveitou a oportunidade para anunciar que na área do hospital que se encontra em reforma, lá funcionará um novo anexo do hospital voltado para o atendimento de pessoas portadoras de sintomas de outras doenças que não estejam relacionadas com o coronavírus.

O prefeito Mário Filho, satisfeito com a sua decisão gravou um vídeo e fez questão de explicar todo o espaço físico do novo anexo do hospital URGÊNCIA E EMERGÊNCIA antecipando como vai ser o funcionamento:

O prefeito Mário Filho, satisfeito com a sua decisão gravou um vídeo e fez questão de explicar todo o espaço físico do novo anexo do hospital URGÊNCIA E EMERGÊNCIA antecipando como vai ser o funcionamento:

― Nós estamos aqui na parte de trás do HOSPITAL URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, nós vamos separar porque aqui atrás vai ser feito o recebimento de leitos de pacientes que são de outras enfermidades, não são de covid-19, nós vamos dividir essa entrada, lá pela frente fica sendo o atendimento do covid-19 e a parte de trás o atendimento que não é covid-19, então nós estruturamos essa parte aqui que estava no plano de colocar aqui o bloco cirúrgico e colocar as UTIS, agora essa parte neste momento vai virar um local aonde nós vamos atender enfermidades que não seja covid-19.

Nós temos esta passagem aqui nesta ala para a ala antiga do hospital, e este acesso daqui de trás vai ser só para os enfermeiros e médicos. O acesso dos pacientes que não estão com o covid-19 vai ser feito pela porta daqui de trás do hospital URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, e pela porta da frente, o hospital só vai receber pacientes com covid-19 para que os pacientes não se misturem com enfermidades diferentes para não promover a infecção. Neste espaço nós teremos a área da triagem, dos leitos e mais esta ala inteira que vamos colocar em torno de 15 leitos ou um pouco mais do que isso, para que nós possamos atender as enfermidades que não estão ligadas ao covid-19, dessa forma nós vamos separar os ambientes.

A entrada do atendimento do covid-19 fica pela frente do hospital URGÊNCIA E EMERGÊNCIA e aqui por trás vai ficar as enfermidades que não têm ligação com o coronavírus ... ... 

Cabine de SANITIZAÇÃO a prevenção prática e realista para as pessoas que residem em MARITUBA

Na sexta-feira passada (15/05) o prefeito Mário Filho teve o prazer de determinar que a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARITUBA instalasse a primeira CABINE DE SANITIZAÇÃO na UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS - UPA. E na mesma oportunidade já ficou programada para que na próxima semana seja instalada mais uma cabine de SANITIZAÇÃO no HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE MARITUBA.

A existência dos aparatos de prevenção instalados em frente aos dois pontos de maiores fluxos de atendimentos deve-se ao cuidado e preocupação do prefeito Mário Filho, com relação a população de MARITUBA, quando ele se propõe a combater ferozmente a contaminação do coronavírus que paulatinamente vinha crescendo no município.

A CABINE PREVENTIVA (é isto que ela é), estará equipada com vários bicos de jateamento do produto denominado de QUATENÁRIO DE AMÔNIA DE 5ª GERAÇÃO, produto esse altamente eficaz para ser utilizado em desinfecção direcionado para eliminar bactérias e vírus. O QUATENÁRIO DE AMÔNIA DE 5ª GERAÇÃO é inofensivo aos olhos, cabelos e pele, e não oferece o menor risco para as vestimentas das pessoas desinfectadas, pois o mesmo não mancha.

O prefeito Mário Filho e também engenheiro eletricista somou preocupação com experiência profissional e colocou-se á frente do projeto de confecção e instalação das CABINES PREVENTIVAS, pois percebeu através da sua visão futurista de quanto as cabines seriam importantes para a saúde do povo de MARITUBA. 

Prefeito Mário Filho brigando com o coronavírus, enfrentando-o cara a cara

Foi no dia 12 de maio de 2020 a data em que o prefeito Mário Filho dirigiu-se até a UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS – UPA para que de lá, ele pudesse anunciar a implantação de uma nova modalidade (não era novidade, outros municípios já estavam usando), tendas posicionadas em frente aos dois pontos de maiores concentrações de atendimento com os sintomas da COVID-19 e outras enfermidades inclusive, além da UPA, o HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. A nova medida terá a função de evitar e combater aglomeração de pessoas nas áreas internas que possuem maior probabilidade de contaminação por se manterem sempre lotadas.

O prefeito Mário Filho aproveitou para anunciar ao povo, a melhor das noticias na mesma oportunidade, segundo o prefeito foram adquiridos 70 mil comprimidos incluindo entre eles, dois remédios da maior relevância para o tratamento do coronavírus: hidroxicloroquina e azitromicina. Os medicamentos em questão serviram para que fossem distribuídos entre os pacientes que necessitaram após a constatação via atendimento médico.

Na mesma oportunidade o prefeito Mário Filho informou que nas duas unidades passariam a funcionar cabines de desinfecção. As duas cabines que funcionariam em frente aos hospitais liberariam gotículas desinfetantes que diminuiriam o risco de contaminação pelo vírus. A novidade é que o produto é totalmente seguro, e no momento da aquisição os fornecedores garantiram que o mesmo não provocaria irritabilidade na pele e não mancharia a roupa da pessoa que fosse desinfectada.

 Chegou em MARITUBA 05/05/2020 novos equipamentos para combater o coronavírus

O prefeito Mário Filho, designou uma equipe de servidores da Secretaria Municipal de Saúde para receberem os novos e inéditos dez equipamentos que servirão para auxiliarem na ventilação mecânica não invasiva no tratamento de pacientes que vierem a necessitar de oxigenação, o equipamento também terá a função de proteger os profissionais da saúde no momento do atendimento aos pacientes.

O desembarque dos referidos equipamentos aconteceu no Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) enviados de Manaus, diretamente para Marituba, que se tornou o primeiro município paraense a fazer uso desta nova tecnologia, que será de suma importância para a recuperação dos pacientes acometidos dos sintomas do novo coronavírus.

De princípio, tudo indica que os aparelhos serão distribuídos entre a UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS e o HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE MARITUBA para serem utilizados com a maior das brevidades no tratamento dos pacientes comprovadamente portadores da covid-19. 

Observação: A página (Prefeito Mário Filho combate o coronavírus) torce para que em um futuro bem próximo possa adentrar na UPA e na URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, para produzir uma matéria com fotos dos equipamentos sendo utilizados pelos profissionais da saúde nos tratamentos para os quais foram requisitados. Considerando que até agora só deu para ver embalagens lacradas desembarcando no GRAESP. 



Estoque de 1.730 metros cúbicos de oxigênio para a UPA DE MARITUBA

Agora recente no último dia 30 de abril 2020, a UPA 24 HORAS – UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS, foi premiada com os cuidados do prefeito Mário Filho, que mandou instalar um tanque criogênico com capacidade para 1.730 metros cúbicos de oxigênio. Com o tanque criogênico instalado, a UPA passará a contar com oxigênio suficiente para evitar que médicos e pacientes possam sofrer com a falta em pleno momento de tratamento, considerando que o prefeito Mário Filho, cercou-se do cuidado de assinar contrato com o distribuidor para que o abastecimento do oxigênio seja diário.

Com esta decisão acertada a UPA agora passa a contar com o precioso oxigênio canalizado em todos os ambientes em que os pacientes vão receber o tratamento adequado.

Prefeito Mário Filho, no exercício da função não fugiu da responsabilidade e se preparou para transmitir também as notícias ruins

Foi na quarta-feira (22/04), que o prefeito Mário Filho, teve o desprazer de comunicar o terceiro falecimento em Marituba causado por covid-19. Desta vez foi uma paciente de 38 anos e ela era uma servidora municipal exercia a função de técnica de saúde bucal na UNIDADE DE SAÚDE do bairro SÃO JOÃO. Os demais colegas servidores da mesma UNIDADE DE SAÚDE ficaram sobre observação pela equipe de técnicos da Secretaria de Saúde – SESAU. 

Na oportunidade da comunicação do prefeito Mário filho, a situação em Marituba apresentava-se com este boletim atualizado pela SESAU aproximadamente às 17:00 horas havia 32 casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus, 3 óbitos e 3 pacientes curados.

Na mesma ocasião o prefeito Mário Filho prometeu que viria um novo decreto que entraria em vigor no dia 24/04 decreto este, que segundo o prefeito estaria voltado para a obrigatoriedade do uso das máscaras nas ruas do município e nas dependências de estabelecimentos públicos e privados. E exigências a respeito do distanciamento, com espaço mínimo de 1,5 m entre pessoas que deveria ser respeitado, além da proibição de atividades que poderiam gerar aglomerações.